quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

POR QUE CURSAR MODA & ESTILISMO NA FAIP?




A indústria da moda envolve muito mais que produção e comercialização de roupas e acessórios. Ela envolve toda a mídia de massa, agências de propaganda, agências de modelos, consultorias empresariais e especializadas.
O mercado de trabalho atual está cada dia mais exigente, mais veloz, mais especializado, ao mesmo tempo com uma visão mais abrangente do mundo. Ao analisarmos as dificuldades dos setores da indústria identificamos que há boas oportunidades de trabalho em confecções, fiações, malharias, tecelagens, indústrias de aviamentos e acessórios, empresas de varejo (lojas de departamento, magazines, hipermercados, redes de lojas de pequeno e médio porte, franquias), empresas de assessoria e consultoria de moda, empresas de produção artística e publicitária, importadoras e exportadoras do ramo têxtil, imprensa especializada, indústrias químicas, feiras e salões de moda. No entanto, existe uma carência de formação específica para este profissional.
Para se obter sucesso nos negócios da moda é necessário, hoje, atualização e profissionalização. Essa formação desejável só é possível se pensarmos a estrutura curricular como um todo, onde se dispõem disciplinas teórico-reflexivas, práticas e de apoio técnico-instrumental.

PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE MODA DA FAIP

Profissional com sólida fundamentação técnico-metodológica que permita ao mesmo fazer uma leitura crítica das diversas tendências que interpretam a evolução e o gosto da sociedade;
Ser capaz de prática criativa, original e dinâmica, para captar as preferências da sociedade e compreendê-las buscando soluções adequadas para superar as dificuldades do mercado de moda;
Capacidade crítica aguçada para perceber o novo, para desenvolver o trabalho produtivo (prática técnica), o trabalho de investigação (prática teórica) e o trabalho de organização e transformação social (prática social) influindo significativamente no meio onde atua.

ALGUNS DOS TEMAS ESTUDADOS NO CURSO DE MODA DA FAIP

Relação do indivíduo e a roupa como forma de expressão.

Moda como instrumento de identidade.

 Visão geral das áreas funcionais da organização; ambiente organizacional; estrutura organizacional; divisão e especialização do trabalho; análise da empresa sob visão sistêmica; funções da empresa: produção, finanças, marketing, recursos humanos.

O consumidor e a empresa : oferta, preço, mercadorias, produção e custos. Introdução à Macroeconomia: os agregados macroeconômicos, medição, contas nacionais, moedas, inflação, distribuição de renda e teoria do desenvolvimento econômico.

Estudo das estruturas elementares da produção de moda; plano de trabalho; composição da equipe; escolha de material; noções de composição e combinação de peças; estudo de cenário para produção de moda; uso da câmara de vídeo e fotográfica.

O empreendedor. A busca de oportunidades de negócios. A seleção das melhores possibilidades. Planejamento do novo negócio. Franquia. Marketing para a pequena empresa. Pessoal, instalações e material. Cronograma e lançamento.

O mix de marketing. Ambiente de marketing. Comportamento do consumidor. Plano de marketing. Sistemas de informação de marketing. Mercados: mensuração, segmentação, diferenciação e posicionamento. Ciclo de vida do produto. Gerenciamento de preços. Estratégias de comunicação em marketing. Administração de canais de distribuição.

Noções de relações públicas; organização de exposições, feiras, desfiles, convenções e seminários; elaboração de projetos para eventos de moda.

Conceito de vestuário; estudo do vestuário da pré-história até o século XXI.

A moda enquanto um fenômeno social: estrutura econômica e estrutura de valores. O indivíduo e a moda: expressividade, conformismo e diferenciação. Internacionalização da economia, mundialização da cultura e diferenciação social: o lugar da moda.

  A Primeira Grande Guerra; os anos 20 e 30; a grande depressão; anos 40; o cinema; a Segunda Grande Guerra; anos 50, 60 e 70; a roupa unissex; movimento hippie; os anos 80; movimentos punk, dark e grunge; anos 90; os alternativos; os novos criadores.

Movimentos para adoção de moda. Difusão da moda. Liderança de opinião em moda.

Moda como forma de comunicação: o consumo de símbolos. Comunicação como forma de transferência de significados. Marketing cultural e comunicação dirigida. Estratégia de promoção e comunicação.

Moda no Brasil. História. Comportamento. Influenciadores. O estilo brasileiro. Estilistas e griffes brasileiras.



terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Medicina Veterinária espera 2011 focado em Melhoramento Genético!


 O Curso de Medicina Veterinária da FAMED/FAEF enxerga 2011 como o momento para inovar em suas pesquisas.

Os trabalhos em 2011 terão enfoque no estudo das técnicas de melhoramento genético. As ações empreendidas pelo Curso de Medicina da FAMED buscam oferecer aos alunos e ingressantes do Curso a oportunidade de aprofundar seus estudos e práticas na área de melhoramento de espécies por meio da seleção e manipulação genética aplicada a bovinos.

O objetivo de tais ações é oferecer aos alunos e ingressantes do Curso de Medicina Veterinária da FAEF uma aproximação direta com as novidades do mercado, mas também desenvolver estudos, seminários, projetos e práticas educacionais pautadas em uma abordagem moderna e em sintonia com a expansão do agronegócio.

A Mantenedora e a Diretoria da FAMED/FAEF não mediram esforços para buscar a infraestrutura necessária para o oferecimento de tais inovações. Assim, a equipe se mobilizou para a aquisição de uma área e instalações de destaque nacional quando o assunto é melhoramento genético e comercialização de bovinos.

Curioso?
Aguarde, em breve anunciaremos esta novidade!
2011: é só o começo!

Aos alunos FAEF

 
  Agradecemos a preferência que nos premiou no ano de 2010, e , aproveitamos para  desejar um  Feliz e Santo  Natal, com um Ano Novo cheio de Amor e Paz, extensivos à sua família.
  Graças à preferência que concedeu à FAEF pudemos atingir nossas metas de crescimento e cumprimento de nossa missão institucional: colocamos no mercado de trabalho inúmeros Bacharéis devidamente aptos ao mercado competitivo atual, e, formados para serem capazes de transformar o Mundo tornando-o Melhor, mais Justo e Feliz.
  Alem disso, realizamos inúmeras ações de progresso: unificamos nossas atividades num único local, maximizando nossos recursos materiais e humanos, com uma administração eficiente e segura. Hoje o único endereço da FAEF é Rodovia Comandante Ribeiro de Barros, KM 420, estrada de entrada para Garça, Km 01, Caixa Postal 61, fones 14 3407 8000 e 0800 724 80 70, faef@faef.br, www.faef.edu.br.
  No ano que se finda, podemos resumir nossas atividades de ensino em: ampliamos o acervo de livros e periódicos de acordo com as indicações dos docentes, contratamos novos profissionais para amparar a qualidade do ensino que ministramos, corrigimos nossas falhas em setores vulneráveis, adequamos a infra estrutura do endereço atual para a unificação dos locais de serviços educacionais, construímos 2 novos blocos de salas de aulas, etc, etc...culminando com aquisição de importante área rural: “Estância Jayme Miranda”,na qual, no próximo ano, serão desenvolvidos Programas de Melhoramento Genético de Grandes Animais, seguindo toda a tradição enraizada naquele local pelo antigo proprietário. Todas estas ações estão disponíveis para verificação em nossa sede.
  Para o próximo ano de 2011, temos várias outras melhorias a serem implementadas, tendo em vista a excelente qualidade de ensino que a FAEF busca. Assim,  priorizamos  dois grandes investimentos: construção de um salão de eventos, usando a estrutura da antiga quadra de esportes da antiga sede urbana da FAEF e a construção de uma guarita de entrada com cancelas e porteiros vigias para a segurança de todos os “faefianos”.
  Para a conquista destas melhorias precisamos da sua contribuição, e a de seus familiares, pois o custo de tais investimentos requerem a fidelidade de nossos alunos e principalmente a pontualidade nos pagamentos das mensalidades. Somente assim teremos possibilidade de comprar materiais de construção e pagar a mão de obra especializada - contando com a receita da FAEF - que vem exclusivamente do pagamento de seus alunos pelos serviços educacionais que honrosamente executa.
  Assim, pedimos a pontualidade de pagamentos no 5º dia útil de cada mês, pois desta forma poderemos assumir os compromissos financeiros que se fazem necessários.
  Contamos com todos alunos e familiares  para continuar servindo à Educação Superior deste país. Contamos com todas as mensalidades para melhoria permanente da qualidade de ensino que ministramos.Tais investimentos que você faz servirão não só para a sua formação profissional de qualidade máxima, mas ainda... para a melhoria da infra estrutura que você usa hoje para aprendizagem e que servirá às novas gerações deste país – que virão usar tais estruturas, que você ajudou construir, para aprender e se profissionalizar.
  Contamos com você, e com sua família.
  Boas férias e um regresso cheio de vontade de aprender e se transformar em um Brilhante Profissional!!! 
Direção da FAEF                                                                 Dezembro de 2010
 

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Grupo FAEF: Já escolheu sua Faculdade? Ainda não? Venha para o...

Grupo FAEF: Já escolheu sua Faculdade? Ainda não? Venha para o...: "Grupo tradicional com 20 anos de experiência na arte de educar profissionais para o presentes com foco no futuro. O Grupo FAEF oferece curso..."

Já escolheu sua Faculdade? Ainda não? Venha para o Grupo FAEF

Grupo tradicional com 20 anos de experiência na arte de educar profissionais para o presentes com foco no futuro.

O Grupo FAEF oferece cursos de Graduação e Pós-Graduação reconhecidos pelo MEC, Coordenados por profissionais experientes e com Corpo Docente gabaritado.

Escolha uma unidade perto de você!

Conheça as unidades do Grupo FAEF:

FAEF: www.faef.edu.br
FAIP: www.faip.edu.br
FAIT: www.fait.edu.br
Eduvale: www.eduvale.br


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

2010: Sinal verde para o Grupo FAEF


FAIP faz balanço das suas realizações
 

O fim do ano é tradicionalmente época para reflexões. O fechamento de um ano, de um ciclo permeado por ponderações sobre as realizações, as perdas e os projetos que irão direcionar as ações para o ano seguinte.
 
Na rotina da Gestão Educacional esse processo de ajuste acontece constantemente, e no fim do ano intensifica-se, já que educar com qualidade implica aprendizagem permanente.
 
Cada unidade do Grupo FAEF experimentou processos de ajuste ao  longo do ano. A educação trabalha com sujeitos e cada um traz para o contexto Institucional particularidades que enriquecem os serviços oferecidos pelas Faculdades, auxiliando nos processos de modelagem das políticas educacionais.
 
No caso da FAIP não foi diferente. Além dos Cursos de Moda e Estilismo, Administração e Pedagogia, foi autorizada a implantação do Curso de Educação Física que teve sua primeira turma iniciada no mês de agosto de 2010.
 
Nós, do Grupo FAEF, no contexto da FAIP, educamos sujeitos para expressarem suas idéias por meio da Moda, da Gestão de rotinas, da formação de educadores e da educação de nossas práticas físicas. A Gestão Educacional na FAIP em 2010 contou ainda com a articulação do Núcleo de Ensino com vistas a capacitar Docentes e Colaboradores para oferecer as condições necessárias para uma formação de qualidade.

Encerramos o calendário acadêmico em 2010, mas as ações de gestão educacional continuam. Um trabalho silencioso que permitirá a FAIP um 2011 com realização e o fortalecimento da sua presença em Marília e região. Sinal verde para a FAIP assumir o seu papel de facilitadora do processo de desenvolvimento regional.

2010: Sinal verde para o Grupo FAEF


FAEF concentra suas ações no verde e na sustentabilidade!


A FAEF, em 2010, foi buscar nas suas raízes a inspiração para aperfeiçoar seus métodos. O verde, traço inquestionável da FAEF foi reincorporado as ações trazendo com ele um novo olhar sobre uma prática de 20 anos.

O  verde inspirou os princípios de sustentabilidade que deram suporte ao processo de unificação das unidades do Grupo FAEF na cidade de Garça, interior de São Paulo. Atualmente, as Faculdades: FAEF, FAMED, FAHU, FASU e FAEGconcentram todo o conjunto administrativo e educacional no Campus da FAEF. Oportunidade ímpar para oferecer infra-estrutura de qualidade aliada a um contexto de natureza viva e integrada com o ambiente.

O processo de unificação em torno do princípio verde da FAEF repercutiu no modo como o grupo conduz suas ações educacionais. Os Cursos e suas respectivas equipes se mobilizaram para ampliar suas ações de intervenção no meio social, promovendo crescimento das comunidades visitadas e uma integração entre a Faculdade e a região.

A ação interna também foi promovida. Foram intensificadas as ações de troca entre docentes, diretores e colaboradores. Afinal de contas, era necessário reafirmar os princípios educacionais do Grupo FAEF por meio das ações de Capacitação da equipe.

2010 chega ao fim e com o ele o natural processo de avaliação das ações empreendidas ao longo do ano. Para a FAEF e as demais Faculdades o ano termina com a certeza de que o resgate da identidade do Grupo trouxe novas esperanças, realizações e novos desafios. Um novo paradigma foi implantado e com ele novos sonhos foram possibilitados.

2011 traz com ele a certeza de novos desafios em um cenário educacional em constante modificação. O novo ano traz também a certeza de que as ações sustentáveis empreendidas  pela FAEF representarão um salto qualitativo para o desenvolvimento de Garça e região.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Visita técnica ao campus da FAEF – Turismo

Visita técnica ao campus da FAEF – Turismo


No dia 07/12/2010, os alunos da escola Central do Trabalhador de Marília visitaram as instalações  do Campus FAEF.












 

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Grupo FAEF realiza ação para fortalecimento de Marca.

Equipe do Grupo FAEF realizou no dia de ontem, ação de inserção da Marca “ Grupo FAEF” nas cidades de Marília, Pompéia, Oriente e Padre Nóbrega. O trabalho é fruto de um projeto de fortalecimento da presença das Faculdades FAIP e FAEF no contexto destas cidades.

As Faculdades já possuem reconhecimento local, no entanto, é necessário fortalecer a imagem das instituições enquanto componentes de um grupo educacional forte e de tradição, focado na formação acadêmica de qualidade. A ação contou com coordenadores, diretores, professores e colaboradores do Grupo FAEF que apresentaram a frota disponível para os trabalhos das Faculdades.

Foram realizados pontos de concentração nas cidades visitadas, onde a equipe teve a oportunidade de interagir com a comunidade, fazendo a distribuição de brindes ilustrativos do grupo. O momento de contato com a população foi pontuado pela cordialidade, a equipe foi muito bem  recebida em todos os lugares por onde passou.

O Grupo FAEF agradece o acolhimento das cidades e reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento da região. Você que acredita nos princípios defendidos pelo grupo não perca a oportunidade. Vestibular é na FAIP e FAEF 11 de dezembro.
Esperamos você!