quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bolsistas do Prouni terão mais tempo para concluir graduação




26/04/2011 - Estudantes tinham de terminar o curso mais rápido para não prejudicar o recebimento da bolsa de estudos. MEC ampliou esse prazo

Priscilla Borges - IG Brasília

Os estudantes que possuem bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ganharão mais tempo para concluir a graduação. Uma nova portaria do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, determina que a ampliação do tempo a formatura sem prejuízo aos bolsistas.

Até então, para manter a bolsa durante a graduação, os estudantes que participam do Prouni tinham o tempo normal do curso mais 50% desse período para obter o diploma. Se não conseguissem, perderiam o benefício. Isso significa, por exemplo, que um bolsista cujo curso é de quatro anos teria seis anos para se formar. Agora, esse mesmo aluno teria até oito anos para concluir os estudos.

A decisão de ampliar o prazo tem duas razões, de acordo com o MEC. A primeira é que os estudantes das universidades federais têm esse prazo para terminar a graduação. É difícil que um universitário consiga concluir o curso no tempo previsto. Além de possíveis reprovações, a limitação de tempo impede que o aluno queira participar de um intercâmbio, por exemplo.

A segunda é o perfil dos beneficiados pelas bolsas do programa. Muitos precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo e não conseguem pegar todas as disciplinas previstas para cada semestre. Vale ressaltar que, caso o estudante ganhe uma bolsa em um curso em que ele já está matriculado, o prazo já cursado por ele antes da concessão da bolsa será deduzido deste prazo.

O programa

Criado em 2004, o Prouni concede bolsas integrais ou parciais (de 50% do valor das mensalidades) a estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino. Desde então, 863 mil bolsas já foram concedidas.

Este ano, o programa recebeu número recorde de inscrições: 1.048.631 candidatos para 123.170 vagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário