quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Desafios da gestão educacional: o perfil do egresso do Grupo FAEF.

Dando continuidade a nossa série de estudos sobre as relações entre o processo educacional e o mercado de trabalho, destacamos hoje o perfil do Egresso do Grupo FAEF. A primeira questão que pode nascer desta reflexão é a definição apropriada para Perfil de Egresso. Todas as Instituições de Ensino Superior elaboram planos e diretrizes educacionais que norteiam o funcionamento dos seus cursos. Um dos elementos presentes em tais planos trata especificamente da possibilidade de inserção social do curso, bem como das características básicas dos formandos nas diversas áreas do conhecimento.

O delineamento deste perfil é o que chamamos Perfil do Egresso. Trata-se de um mapeamento das competências profissionais que irão assegurar o exercício pleno da formação acadêmica de cada sujeito, seja ele bacharel ou licenciado. Cada Instituição incorpora novos elementos ao perfil do egresso. Além das competências específicas a cada área de formação, são incluídas características formativas que refletem a filosofia de Ensino das Instituições.

Todo o processo descrito acima encontra-se presente nos documentos regulatórios elaborados pelas Instituições que compõem o Grupo FAEF. Ao delinear o perfil dos egresso do Grupo FAEF são levados em consideração aspectos que aproximam os formandos da realidade na qual está inserido, garantindo assim uma formação contextualizada e integrada não apenas com a região de localização das Faculdades, mas também a problemática presente no mundo globalizado.

Para garantir a atualização de tais perfis, o Grupo FAEF tem investido na formação continuada de seus docentes, e nas ações integradas dos  NDE’s[1] e NUEN’s[2].




[1] NDE - Núcleo Docente Estruturante Incluir resolução MEC de criação
[2] NUEN – Núcleo de Ensino Ato normativo do Grupo FAEF

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