quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAIP concede entrevista ao Canal 9

No último dia 30, a Profa. Dra. Regina Cristiane Campos Peres participou do "Programa Momento Marília" esclarecendo os trabalhos desenvolvidos pela FAIP junto a comunidade, a importância do educador como  agente transformador da realidade. Destacou ainda, as bolsas e estágios oferecidos pela instituição.



     A professora iniciou relembrando as palavras da Profa. Dra.  Dayse sobre  a importância na qualidade do ensino  na formação do espírito crítico do acadêmico como “sujeito transformador da sociedade e na transformação desse mundo em um mundo melhor”. Regina falou sobre os objetivos do educador nesse processo, mostrando que o papel do educador é “tirar o educando da zona de conforto e acreditar em sua missão, enquanto educador”. A referida professora questionou a busca por soluções em relação a nossa realidade. Em suas palavras, “usar nossa intuição” para mostrar aos vestibulandos  a missão da FAIP. Educar é proporcionar ao aluno condições para que ele desenvolva um espírito crítico, questionador do mundo e da realidade que o cerca.  O futuro professor deverá olhar para seus alunos “entendo a realidade” e buscando recursos e atividades de ensino que sejam eficazes para o aprendizado “naquela realidade” .

SOBRE O CORPO DOCENTE
Nosso corpo docente conta com professores experientes e titulados com mestrado e doutorado: Sônia Petitto, Terumi, Rita Borguetti, Paula Bittencourt, Edgar Smaniotto, Luciana Cordeiro, Prof. Antúlio José.

SOBRE AS INSTALAÇÕES
     A Profa. Dra. Regina destacou a importância da  Brinquedoteca, espaço que proporciona situações de aprendizagem nas quais os alunos aprendem a utilizar como  recursos de ensino as  atividades lúdicas.
      "Sabemos que os jogos e brincadeiras permeiam o universo da criança. A criança desenvolve-se por meio dos jogos e das brincadeiras, desempenha papéis que não são possíveis para sua idade,  exercita a imaginação, a memória e a concentração, explora objetos e constrói  sua imagem corporal , enfim, aprende como funciona o mundo, podendo agir nele e construindo seu conhecimento. É fascinante observar uma criança brincado e desenvolvendo-se. Dizemos que a brincadeira está para a criança, assim como o trabalho está para o adulto. Neste sentido, as atividades lúdicas constituem-se em excelentes recursos de ensino, as quais o futuro professor deverá ser capaz de utilizar."



SOBRE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 
            Os professores orientam seus alunos na aprendizagem  da metodologia científica, na investigação, no pensamento crítico e na elaboração de artigos. Os alunos participantes obtem cerca de 30% de desconto em suas mensalidades. Todos os alunos matriculados tem direito a bolsa.
SOBRE BOLSA ESCOLA DA FAMÍLIA
-         Prioridade no curso de Pedagogia
-         Os alunos selecionados pela Secretaria da Educação devem realizar estágios aos finais de semana, sendo  6 horas de atividades no sábado e 6 horas no domingo. Cumprindo tais atividades, os alunos estão isentos de suas mensalidades.
SOBRE ESTÁGIOS
-         7 alunos de Pedagogia inseridos em uma importante escola de ensino fundamental e ensino médio Marília no mês de dezembro, favorecendo a formação do aluno, sua renda familiar e a continuidade nos estudos.
-         Em contra partida a escola que recebe estes alunos está isenta de encargos e impostos, podendo contar com um número maior de assistentes/auxiliares no contexto escolar.
 SOBRE O  PROGRAMA LER E ESCREVER (Secretaria Estadual de Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação e as Instituições de Ensino Superior)

     Projeto "Formação Escola Pública & Universidade na Alfabetização" (Bolsa Alfabetização) articulado ao Programa Ler e Escrever
      O Programa prioriza a  Escola como palco central da formação inicial e da prática de sala de aula/ interação entre aluno/conteúdos  de aprendizagem/professor – como objeto de reflexão, análise, discussão e produção de conhecimento didático pedagógico. Os alunos bolsistas são inseridos nos anos iniciais (1o. e 2o. ano do Ciclo Básico) para que professor contribua  para a nova formação     da nova geração de professores em relação ao planejamento, as intervenções didáticas e a avaliação de ensino e da aprendizagem
      Em contra-partida, o aluno-pesquisador, poderá gradativamente assumir algumas funções para auxiliá-lo  no andamento das atividades de sala de aula.
     Este Programa isenta o acadêmico de suas mensalidades.

SOBRE A FUNDAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO - FUNDAP
    A FAIP  celebrou no dia 22 de novembro de 2010, o convênio com a FUNDAP, importante fundação que tem como objetivo alocar os estudantes regularmente matriculados na instituição, em Entidades Concedentes que possam propiciar a complementação do processo ensino-aprendizagem, incluindo a concessão de bolsa e auxílio-transporte.
      Finalizando a entrevista, a professora desejou aos alunos, funcionários e  ao corpo docente da FAIP, assim como  à toda comunidade mariliense, um 2011 de muita paz, prosperidade e, em suas palavras, "de transformação".





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