segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Gestão educacional: entre o sujeito e o mercado de trabalho

Educação sempre foi um investimento. Compreendida inicialmente como um mecanismo de formação social e cultural do sujeito, a educação, o processo educacional tem sido pensado atualmente enquanto ferramenta de inserção no mercado profissional.

Como instrumento de inserção social, o processo educacional atinge status de investimento pessoal. É preciso estar envolvido em ações educativas, sendo o executor de tais ações, mas sendo também discípulo, aluno, colaborador em tal processo.

O desafio das Instituições de Ensino na atualidade, sejam elas para formação infantil ou mesmo para o ensino superior, é aliar práticas de ensino reflexivo e necessidades de mercado na formação de um sujeito que compreenda o mundo no qual está inserido, fazendo relações coerentes entre aquilo que aprende em sala de aula, e os conteúdos que serão necessários para as resoluções de problemas no dia a dia profissional.

Tais impactos são favoráveis e auxiliam gestores e profissionais do setor educacioal a refletirem sobre o papel da educação não apenas na formação do sujeito, mas também no auxílio desta formação para manutenção da sobrevivência do sujeito e da comunidade no qual está inserido.

O Grupo FAEF consciente de tais mudanças, discute estas questões em suas reuniões semanais. Reuniões nas quais mantenedores, diretores e coordenadores discutem o dia a dia dos cursos oferecidos pela Instituição; discutem também como as ações educacionais podem favorecer a abertura do mercado de trabalho para aqueles que ainda estão nos bancos escolares. As experiências de sucesso estão  em todos os lugares. Cursos como Medicina Veterinária, Agronomia, Psicologia, Direito e os demais Cursos do Grupo, oferecem oportunidades reais de trabalho, bem como de estágio.

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