O desafio da educação é romper as paredes das salas de aula e levar o aluno a compreender as relações entre os conteudos da sala de aula, e as vivências fora da escola. Não estamos apenas falando de regras comportamentais, falamos agora de compreender a estreita relação entre conduta humana e equilibrio do planeta.
Hora de centrar esforços em sala de aula no intuito de levar os alunos a refletirem sobre o impacto das ações humanas sobre a vida que o cerca. Entendemos que o modelo extrativista no qual fomos educados nos proibe de enxergar a interdependencia entre os seres. Extrair com vistas a manter apenas uma especie em detrimento de todas as outras nos trouxe ao momento onde estamos hoje: a necessidade urgente de conscientização quanto ao equilibrio das relações entre os seres vivos.
O processo de gestão educacional deve ir ao encontro desta realidade. Levar alunos e professores a reavaliarem seus papéis em sala de aula, enxergando não apenas o contexto didático da disciplina, mas todas as implicações que a aprendizagem desta conceito traz para a ação fora da escola.
O equilibrio ambiental é antes de tudo, o equilibrio dos seres humanos em relação ao seu papel junto aos demais seres vivos. E neste contexto de formação dos seres humanos é que a gestão educacional atua, durante a seleção do material, da equipe, da missão escolar, enfim, a Instituição atua como parceria social para o equilibrio ambiental.
Vamos repercutir esta idéia
Até a proxim@
Grupo FAEF
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