quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Grupo FAEF é adepto do Kaizen: Melhoria Contínua

Kaizen é o termo japonês cujo significado  é melhoria!
Tal conceito, foi utilizado na recuperação do Japão, após guerra, e implica em um esforço contínuo , envolvendo todas as funções... de todos os níveis... de qualquer organização.

O Japão após ser arrasado pela guerra, precisou levantar-se e mostrar ao mundo que não seria pelo tamanho do país e a recente devastação, que ficaria no anonimato.
A partir daí eles implantaram em suas vidas a filosofia do Kaizen, na qual, nem (1)um dia deveria passar... sem que ocorresse algum melhoramento!

Hoje o termo Kaizen é comum no Japão ,e, é aplicado a todos os aspectos da vida.
Fala-se em Kaizen em termos de meio ambiente, sistema educacional, sistema rodoviário, relações externas etc.
No trabalho, os colaboradores de qualquer  organização se perguntam: como o procedimento pode ser melhorado? Como a máquina pode ser melhorada? Como o  produto  pode ser melhorado? Como o setor pode ser melhorado? Como meu trabalho pode ser melhorado?

O Kaizen , portanto, é aplicado em processos , em produtos , ou, em  serviços.
Kai, em japonês, significa “mudança” e Zen, significa “para melhor”. Juntas, significam melhoria contínua e dão nome ao método ou  filosofia de gestão.

A fórmula é simples: Todos fazem um pouco melhor a todo momento.
Para que a metodologia obtenha sucesso, há a importância da participação de todos, desde a base ao topo da pirâmide da empresa.

Em vez dos custosos métodos de reengenharia de processos empresariais, o método Kaizen propõe medidas simples para a melhoria contínua com foco em resultados.

A melhoria contínua tem como principais objetivos :
1. a eliminação de erros;
2. o aumento da qualidade dos serviços ou produtos realizados pela empresa.

KAIZEN - como definiu Masaki Imai, no livro "KAIZEN, a Chave para o Sucesso”, quer dizer: melhoria contínua na vida pessoal, doméstica, social e profissional.
O Grupo FAEF adota o KAIZEN – como filosofia administrativa e o sugere como filosofia de vida aos seus funcionários. Que 2011 seja com KAIZEN!!!!
Em 11 de janeiro de 2011.                                        A DIREÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário