terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SITUAÇÃO MUNDIAL DOS RECURSOS GENÉTICOS ANIMAIS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO.

A gestão racional da biodiversidade agropecuária do mundo é um desafio crescente para a comunidade internacional. A pecuária, em particular, está passando por extraordinárias mudanças em decorrência da expansão da produção em larga escala como resposta ao rápido aumento da demanda por carne, leite e ovos. É vital dispor de uma ampla carteira de recursos genéticos animais para poder adaptar e desenvolver nossos sistemas de produção agropecuária. A mudança climática e o aparecimento de novas e virulentas doenças animais ressaltam a necessidade de manter essa capacidade de adaptação. Para centenas de milhões de famílias rurais pobres, a criação de animais continua sendo um ativo, que muitas vezes atende a diversas necessidades e permite a construção de meios de sobrevivência em alguns dos ambientes mais adversos do mundo. A contribuição da pecuária é vital para a segurança alimentar e dos meios de subsistência, assim como para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas. A pecuária terá uma importância cada vez maior nas próximas décadas.

No entanto, a diversidade genética está sob ameaça. A taxa de extinção de raças de que se tem informação é muito preocupante; ainda mais preocupante, contudo, é o fato de que recursos genéticos animais, sobre os quais não se tem nenhuma informação, estejam sendo perdidos antes que suas características possam ser estudadas e seu potencial avaliado. É preciso envidar enérgicos esforços com vistas a compreender, priorizar e proteger os recursos genéticos animais para a alimentação e a agricultura mundiais. É necessário definir padrões sustentáveis de utilização.

Os pecuaristas tradicionais – muitas vezes de ambientes pobres e marginalizados – têm sido os guardiões de boa parte de nossa diversidade genética animal. Não devemos ignorar seu papel nem negligenciar suas necessidades. São necessários acordos que assegurem tanto a distribuição equitativa de benefícios, quanto o amplo acesso aos recursos genéticos animais. É crucial que se estabeleça um marco internacional para a gestão desses recursos.

O presente relatório é a primeira avaliação mundial da situação e das tendências dos recursos genéticos animais, assim como do estado da capacidade institucional e tecnológica para a gestão desses recursos. Proporciona uma base para a renovação de esforços destinados a assegurar que sejam cumpridos os compromissos relacionados à melhor gestão dos recursos genéticos definidos no Plano de Ação da Cúpula Mundial da Alimentação. Trata-se de um marco no trabalho da Comissão de Recursos Genéticos para Agricultura e Alimentação. Tem sido particularmente alentador o apoio proporcionado pelos governos, o que foi demonstrado pelos 169 relatórios nacionais enviados à FAO.

Também considerei um grande incentivo, a contribuição que o processo de preparação deste relatório tem dado, no que diz respeito ao aumento da sensibilização sobre o tema e à sua atividade catalisadora nos âmbitos nacional e regional. Contudo, muito ainda resta a ser feito. O lançamento do relatório Situação Mundial dos Recursos Genéticos

Animais para Agricultura e Alimentação na Conferência Técnica Internacional sobre Recursos Genéticos Animais realizada em Interlaken, Suíça, deve ser uma alavanca para a ação. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para lançar um apelo à comunidade internacional, a fim de que reconheça que os recursos genéticos animais são uma parte muito valiosa do nosso patrimônio comum, que não deve ser negligenciado. É uma necessidade premente que haja comprometimento e cooperação na utilização, no desenvolvimento e na conservação sustentáveis desses recursos.

Para ter acesso ao conteúdo do livro, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário