quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO MÉDICO VETERINÁRIO PARA A SAÚDE DA FAMÍLIA

Paulo César Augusto de Souza

Presidente da Comissão Nacional

de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV)
Disponível em: Portal CFMV

A Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV no ano de 2010 realizou quatro reuniões trimestrais, além de várias atividades com objetivos específicos para que atendesse as demandas da saúde pública veterinária e disseminassem os temas tratados entre seus diferentes públicos.

Dentre as ações, foi realizada a II Oficina de Comissões de Saúde Pública do Sistema CFMV/CRMVs, com maior participação de Conselhos Regionais se comparada a sua primeira edição. Avaliamos que o maior número de participantes foi um avanço, pois com a primeira reunião vimos despertar o interesse de alguns Conselhos Regionais para que instituíssem suas próprias Comissões de Saúde Pública. O evento apresentou resultados regionais interessantes sobre a organização e desenvolvimento locais.

Entendemos que este tipo de evento é de fundamental importância para a integração do Sistema e da Classe Médica Veterinária. Ressaltamos que alguns resultados desta integração foram os eventos específicos sobre saúde pública veterinária realizados por algumas Comissões Regionais em seus Estados.

Inserção - O tema Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foi pauta de todas as reuniões, sendo publicado um artigo explicativo sobre o Nasf pela CNSPV, na Revista CFMV edição nº 48, a qual foi distribuída em janeiro de 2010. Também foram realizadas audiências com autoridades do Ministério da Saúde, para buscar a inclusão do Médico Veterinário no Nasf.

Dentre o material de divulgação produzido pela CNSPV destacamos folders dirigidos aos Gestores Públicos em saúde municipal, distribuído pela Comissão no XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em maio de 2010.

Para divulgação do Médico Veterinário entre os Gestores Públicos foi investido em um estande promocional. A CNSPV, com apoio de quatro Comissões Regionais de Saúde Pública, distribuíram pessoalmente 3.000 kits produzidos pelo CFMV aos secretários municipais do Brasil. Os representantes do Sistema CFMV/CRMVs aproveitaram este contato direto para enfatizar a importância da participação do Médico Veterinário nos programas municipais de saúde da família. Acreditamos que com a sensibilização da base, nos municípios, conseguiremos um argumento fortalecedor para que possamos incluir o Médico Veterinário no Nasf em outros níveis de governo.

Em um evento com maior objetivo técnico e acadêmico, a CNSPV realizou o Seminário Estadual de Saúde Pública Veterinária no Piauí, com aproximadamente 150 participantes. Temas como formação na graduação para a área de saúde pública e a inserção deste profissional na área em tela foram os mais discutidos, gerando, ao final, um documento com propostas direcionadas a órgãos federais e estaduais. A CNSPV, também, trabalhou na montagem técnica e na Coordenação do Fórum de Leishmaniose Visceral realizado pelo CFMV em novembro de 2010.

No final do ano foi finalizado e publicado em artigo sobre o Censo de Ensino em Saúde Pública nas Escolas de Medicina Veterinária do Brasil. Todas as tabelas e dados foram publicado na Revista CFMV, edição nº 51.

Futuro – Mesmo após alcançar as metas propostas para o ano de 2010, sentimos que ainda temos muito por fazer, principalmente, para a integração dos temas de saúde pública veterinária no Sistema CFMV/CRMVs.

Também precisamos investir na sensibilização das Instituições de Ensino Superior para uma melhor formação na área de saúde pública e, continuar de forma agressiva a conscientização das autoridades e da sociedade sobre a importância do papel desempenhado pelo Médico Veterinário na saúde pública. Em 2011, com a chegada do novo governo, seguiremos buscando espaço para os profissionais, principalmente para com o objetivo de que ele passe a integrar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário